No caminho da Excelência Operacional o primeiro degrau a ser alcançado consiste em assegurar qualidade em seus Processos, Procedimentos e Pessoas ( Três P´s ).

Tenho visto algumas empresas com carências em seus três P´s que estão mesmo assim buscando práticas que as levem à Excelência em suas operações.

A Excelência operacional requer toda uma série de elementos que devem ocorrer passo a passo. A busca desses elementos requer trabalho árduo e qualidade na execução das estratégias.

Assim como ao construir uma casa é necessário iniciar pela base, nas empresas os três P´s precisam estar presentes e neles encontrarmos alto padrão de qualidade e eficácia.

Vejam que apresento a excelência operacional como degraus a serem galgados, e para se galgar cada degrau é necessário um caminho definido, e empresas que querem antecipar ou queimar etapas podem ter sérios problemas.

Empresas que se encontram no seleto grupo das empresas de classe mundial, já asseguram qualidade e eficácia nos três P´s, o que se alcança de maneira relativa e nunca chega aos 100%, mas o objetivo é caminhar para isso, ou seja o trabalho é permanente, e nesse contexto, retrocessos podem ocorrer.

Montar um sistema de gestão e acompanhamento dos múltiplos fatores que podem levar à Excelência operacional e tarefa complexa, porém não impossível.

Alguns podem dizer que a excelência operacional é inatingível. De certa forma é verdade, mas a busca pela Excelência e sobretudo o entendimento do que ela requer para ser atingida se constitui em preciso conhecimento que em muito poderá auxiliar aos gestores das empresas.

Abaixo demonstro a figura desenvolvida por nossa empresa demonstrando o caminho da Excelência Operacional. Cada degrau irá requerer esforços, competências e ações distintas.





Para maiores informações sobre esta ou outras postagens entre em contato.

Permitida a utilização dos nossos conteúdos e figuras desde que mencionada a fonte.

Prof. Ariovaldo Silva
arilopes@folha.com.br