O Controller é o profissional responsável pela controladoria. De uma postagem no meu Blog eu destaquei:

O Controller é o profissional que gerencia uma serie de atividades chave na empresa, que monitora ativos e entrega demonstrativos financeiros, tudo isso em conformidades com os padrões exigidos nas normais contábeis vigentes e dentro das melhores regras de governança corportativa. Fator chave diz respeito a necessidade de ser o Controller preparado para exercer uma interação ampla com os vários departamentos da empresa.

Por outro lado, o Controller também tem  o papel fundamental de coordenar uma equipe capacitada e preparada para fazer face às modernas atribuições da função contábil e para dar suporte às áreas de negócio e ourtras áreas operacionais, na gestão da empresa.  Fonte: Blog do Professor Ari

O trabalho do Controller envolve basicamente duas áreas distintas mas complementares.

De um lado é o Controller responsável pela contabilidade financeira. Essa área costuma ser chamada de Controladoria Financeira ou apenas Controladoria. Basicamente ela envolve:

- Cuidar de todos os registros e contabilizações que irão gerar o Demonstrativo de Resultado e o Balanço que irá demonstrar as contas do ativo e passivo.

- Controlar o caixa, o contas a pagar e as contas a receber.
- Gerenciar algumas outras atividades que envolvem: seguros, hedge, investimentos e uma serie de outras atividades chave da área financeira.

Uma boa contabilidade financeira deve assegurar que todas as contas de resultado, do ativo e do passivo estejam reportadas corretamente. Corretamente significa no momento correto, ou seja pelo regime de competência e com o valor correto ou seja de acordo com as normas contábeis vigentes.

Além de ser responsável pelo registro correto das diversas contas contábeis, deve a contabilidade assegurar haja controle eficiente sobre essas contas, a fim de evitar riscos, perdas e valorização inadequada.

Para cada conta de resultado o do balanço poderíamos citar diversos problemas que podem ocorrer, bem como diversas medidas que podem ser tomadas para assegurar o reporte correto e o bom controle. Hoje a moderna contabilidade reporta não somente os valores das contas contábeis, mas também indicadores chave de performance referentes a tais contas. Vou dar um exemplo: para a conta estoques é comum demonstrar os estoques em dias. Tal indicadador fica melhor ainda se for calculado não somente para os estoques totais da empresa mas também para os estoques de item a item.

Uma das atividades essenciais que a Controladoria Financeira desempenha tem a finalidade de Controle e Proteção de Ativos,  e essa função só é satisfatóriamente executada se a empresa observar as melhorar práticas possíveis com relação às diversas contas patrimoniais e de resultado.

Desta forma, a Controladoria Financeira deve cuidar para que haja:

- números sejam registrados corretamente ( conforme regime de competência, não registrando valores em períodos errados, lançando em contas corretas, efetuando retenções e cálculos de impostos devidos, fazendo provisões para notas de um período que ainda não foram recebidas, observando normas contábeis vigentes ).
- números sejam reportados corretamente ( nos relatórios devidos, no tempo devido, no formato devido )
- números sejam analisados eficazmente.


( deve-se conhecer o motivo das variações ocorridas )
- números devem ser utilizados corretamente ( um bom sistema de relatórios devem induzir à tomada de decisão, ou à correção de rumos e à melhoria continua ).

Por outro lado, existem uma serie de atividades que estão voltadas ao desempenho do negócio. Essas atividades em muitas empresas são desempenhadas por um Controller de Negocios, ou Business Controller, mas em muitas outras empresas é o mesmo responsável pela controladoria financeira que também cuida desta área da controladoria.

A Controladoria de negocios está voltada para:

   * Análise de margens dos preços praticados por cliente e produto;
    * Budget;
    * Forecast;
    * Análise de Custos;
    * Análises e estudos para tomada de decisão;
    * Avaliação de indicadores de performance;
    * Coordenação dos reportes financeiros gerenciais da empresa.

A utilização estratégica da contabilidade financeira e da contabilidade de negocios pode também ser chamada como controladoria estratégica, que somente ocorre quando é praticada uma boa controladoria que serve como elemento de suporte á tomada de decisão e quando propicia efetivo controle e conhecimento do negocio.

Acesse um material detalhado sobre controladoria no link abaixo, ou entre em contato comigo ( arilopes@folha.com.br)

PUBLICAÇÕES NO BLOG DO PROFESSOR ARI