Boa parte das consultorias que faço estão relacionadas direta ou indiretamente a área de estoques. Incrível a quantidade de problemas que essa área vem causando às empresas. Mas identificar um problema na realidade deveria ser oportunidade para melhoria. Infelizmente em muitas empresas não é isso que ocorre. Em muitos casos as empresas se acostumam com os problemas, e pior ainda, passam a crer que eles são inevitáveis.

O governo vem apertando o cerco no que diz respeito aos estoques e as informações atuais requeridas já podem colocar as empresas em situação difícil. Mas com a implementação do Bloco K que é um SPED FISCAL para o controle de produção e estoques a situação poderá se complicar muito para empresas que tem péssima eficiência nos controles dos estoques, mas sobretudo para as empresas que manipulam estoques com a finalidade de pagar menos impostos.

O Bloco K seria devido a partir de 2015, mas foi postergado em um ano, sendo que desta forma as empresas ganharam um período para se organizarem.

Não só as "maracutaias fiscais" poderão trazer problemas, mas também empresas que têm péssima qualidade na acurácia dos estoques, e que fazem muitos ajustes de entradas e saídas devido divergências nos estoques poderão igualmente terem problema.

O caminho é um só, ou seja, as empresas devem trabalhar direito e serem fiéis à máxima: FAZER CORRETO NA PRIMEIRA VEZ.

Vou resumir aqui diversos links dos meus principais artigos sobre estoques, eles darão uma visão sobre alguns dos problemas e soluções principais identificados para essa área.

Algo que não mencionei nos artigos, é que é um grande, talvez o maior problema da área é a miopia dos dirigentes da empresa que querem economizar, e acham que economizam colocando profissionais "baratos" porém não preparados para liderar e operar os estoques das empresas. Então como costumo dizer, para economizarem tostão acabam perdendo milhão.

Seguem alguns links sobre coisas que venho escrevendo sobre estoques:

Por que os Estoques não batem?

Como organizar os estoques das empresas?

Supply Chain – Gestão de estoques. O barato sai caro!

Estoques – Até que ponto é necessário manter um estoque imenso?

Gestão de Custos com Logística – Controle de custos com movimentação, armazenagem e fretes.

Vocês acabaram de ver uma quantidade razoável de informações, dicas e sugestões para melhoria na área de estoques e logística. Espero que ainda não tenham dúvida sobre o custo benefício de investir nessa área. Mas cuidado para não buscar serviços terceirizados, consultorias e pessoas operacionais em linha com um dos títulos dos links acima, onde alerto que o barato sai caro.