Browsing Archive: outubro, 2012
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em sábado, outubro 27, 2012,
In :
Controladoria

Em muitas empresas a acuracia das previsões de vendas é baixa. Enquanto as empresas buscam as melhores práticas, muitas vezes permanecem e convivem com baixa acurácia em seus forecasts,
o que é incompatÃvel com empresas que pretendam estar no seleto grupo
das empresas com alto padrão de qualidade em seus processos.
O
artigo abaixo, traduzà e adaptei do original em inglês mencionado, e
passa importante mensagem para se obter qualidade nas previsões de
vendas.
Adaptado de: Imp...
Continuar lendo...
Configuração da area de Controladoria - Responsabilidade do Controller nas organizações
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em sábado, outubro 27, 2012,
In :
Controladoria

As atividades da Controladoria devem ser gerenciadas de forma a
assegurar controle eficaz e registro contábil acurado, tudo isso dentro
dos melhores padrões de governança corporativa.
Deve-se ter como foco a prática da melhoria contÃnua como necessidade básica do negócio.
Importante se ter em conta que as responsabilidades da Controladoria
podem variar muito dependendo da configuração que a empresa adota, mas
principalmente em função do porte da empresa.
Em empresas pequena...
Continuar lendo...
Gerenciamento focado em resultado.
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em quarta, outubro 24, 2012,
In :
Liderança
LÃderes centralizadores e preocupados
em controlar todas as rotinas de seus subordinados demonstram incapacidade de
formar uma equipe competente. Formar uma equipe competente, capaz de tocar a
rotina de uma área, favorecerá a que o lÃder fique disponÃvel para se voltar aos
resultados mais importantes.
Bons lÃderes devem priorizar
resultados e ser competentes para liderar equipes motivadas e confiáveis. Para
isso a distribuição do tempo desses lÃderes deve minimizar o envolvimento ...
Continuar lendo...
O LÃder ideal
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em quarta, outubro 24, 2012,
In :
Liderança
Dentre as diversas qualidades do lÃder, o lÃder ideal deve estar
situado na área de interseção conforme mostrado na figura abaixo.
A figurá é autoexplicativa, e com base nela podemos situar muitos dos profissionais que conhemos. Alguns estão localizados em algum extremo da figura abaixo. Outros poucos estão dentro da área de interseção, eles são os lideres ideais.

Vejam também a postagem Gestão, Liderança e Ética que complementa esta postagem.
Vejam também As qualidades do lÃ...
Continuar lendo...
Papéis gerenciais - PAEI de ADIZES
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 23, 2012,
O consultor
internacional Dr. Ichak Adizes criou um modelo super prático e útil no
qual os estilos gerenciais são classificados em 4 diferentes perfis.
Isso não significa que cada um de nós se classificará exatamente
conforme algum perfil identificado, mas poderemos ter um pouco de cada
perfil. Mais que isso dependendo da tarefa que tenhamos que desempenhar
os atributos de um ou outro perfil poderão nos ajudar.
Abaixo segue texto traduzido e adaptado do site E.A. Lewis
Continuar lendo...
A Contabilidade do Futuro / O Balanced Scored Card e o Mapa Estratégico
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 23, 2012,
Utilizei os BSC durante diversos anos e fui o coordenador da
ferramenta em diversos paÃses. Essa ferramenta é excepcional, mas deve
ser implementada de forma adequada. Além disso, é necessário
comprometimento por parte da direção da empresa, visto que nenhuma
estratégia pode ser bem sucedida se não houver uma execução adequada.
Robert
Kaplan falando sobre a contabilidade do futuro afirmou que essa
contabilidade será uma contabilidade voltada para indicadores de
performance....
Continuar lendo...
DOZE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO DE PESSOAS:
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 23, 2012,
Bons
técnicos, ao assumirem posições de comando, muitas vezes tornam-se maus
gestores de pessoas. O conhecimento técnico é importante, entretanto,
representa apenas uma parcela das habilidades necessárias aos gestores. O
autêntico lÃder necessita estudar, entender e praticar algumas
competências essenciais.
Abaixo seguem as DOZE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO DE PESSOAS:
1- Cooperação e confiança mútua.
LÃderes observam aos seus colaboradores e cuidam para que haj...
Continuar lendo...
Feed Back - Um fator chave para o sucesso
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 23, 2012,
Na Wikipidia encontramos o seguinte sobre feed back
Em administração, feedback (retorno
de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste
no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta,
eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar,
reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações
futuras ou executadas anteriormente.
No
processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um
...
Continuar lendo...
Quadrantes da Ética - Uma nova abordagem sobre a Ética Empresarial
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 23, 2012,
Grande
parte de todos os problemas que presenciamos no mundo são originados
por questões éticas. A ética é fortemente influenciada pela moral e
pelo caráter, e esses atributos são muito pouco passivos de
desenvolvimento nas pessoas mediante treinamento, conversão, estudo ou
por outros fatores. Ou seja, saimos de nossas casas e famÃlias para o
mundo, com o caráter e com os valores moraes quase que totalmente
formados, e isso definirá a ética que praticaremos e...
Continuar lendo...
Uma nova abordagem sobre Gestão. A gestão 360 graus
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 23, 2012,
Gestão 360 graus é mais uma abordagem criada por mim.
Muito se fala sobre gestão profissional, sobre gestão estratégica, sobre ferramentas de gestão e tantos temas correlatos.
Kaplan,
um dos papas da gestão menciona que a contabilidade do futuro será
voltada para a gestão de indicadores de desempenho. Por sua vez a gestão
estratégica foca a estratégia da empresa para otimizar indicadores como
rentabilidade, marketing share,serviço ao cliente,etc.
Muitos
seminários, treinamento...
Continuar lendo...
Como efetuar gestão de contratos
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 23, 2012,
Efetivamente contratos são grandes fontes de confusão e descontrole nas organizações. Pior que isso, eles podem remeter as empresas e pessoas a contingências enormes, fráudes e dores de cabeça diversas.
Por outro lado, muitas empresas buscam formas de reduzirem custos, e / ou dedicarem mais tempo às suas atividades fins ( core business ), deixando atividades assessorias para terceiros.

No
entanto, se por um lado as empresas reduzem custos e se concentram mais
fortemente nos seus nego...
Continuar lendo...
Change Management
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 23, 2012,
Change Management, ou gerenciamento das mudanças

O
termo Change Management está cada vez mais presente no dia-a-dia das
empresas. Change Management significa gerenciar mudanças e envolve todo o
processo, desde a identificação das necessidades de mudança até a
implementação das medidas necessárias, e também o acompanhamento da
fase pós mudança, fase em que se faz a comparação entre os resultados
esperados e os obtidos.
Uma empresa implementa um programa ou
projeto de...
Continuar lendo...
CINCO REQUISITOS ESSENCIAIS PARA O GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS E EXECUÇÃO DE PROJETOS
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 23, 2012,
GERENCIANDO MUDANÇAS COMPLEXAS
Um dos aspectos observados nos profissionais de sucesso é a capacidade
que eles possuem de promover mudanças complexas. Gerenciar a rotina com
eficiência não é suficiente, é preciso fazer as mudanças acontecerem,
nada melhor para se conhecer o profissional do que presenciar o seu
trabalho gerenciando mudanças complexas.
Mudanças complexas podem envolver os mais variados temas: como a mudança
de uma fábrica de uma região do paÃs...
Continuar lendo...