AS DOZE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO E LIDERANÇA DE PESSOAS
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em terça, outubro 25, 2011
Bons
técnicos, ao assumirem posições de comando podem se tornar maus gestores de
pessoas. O conhecimento técnico é importante, entretanto, representa
apenas uma parcela das habilidades necessárias aos gestores. O autêntico
líder necessita estudar, entender e praticar algumas competências
essenciais.
Abaixo seguem as DOZE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO DE PESSOAS:
1- Cooperação e confiança mútua.
Líderes observam aos seus colaboradores e cuidam para que haja
cooperação. Ao detectar algum comportamento inadequado, imediatamente O
GESTOR deve intervir. Comportamentos inadequados devem ser corrigidos
mediante uma abordagem direta, clara e objetiva. A confiança
principalmente por parte dos liderados não vai ocorrer se o lider não se
coloca de forma imparcial e justa, e não previlegia um ou outro
preferido que muitas vezes chega a posições de destaque apenas porque
conta com o forte apoio do lider. Algumas situações que ocorrem com
algumas lideranças gera um ambiente de insatisfações e frustrações
provocando grande desgate para o ambiente corporativo.
2- Tomada de decisão onde existe a competência.
As mudanças devem ser preparadas e executadas desde que se assegure que
as competências essenciais existam. Alguns funcionários são mais
analíticos, outros são generalistas. No ambiente profissional existem
funções que requerem perfis específicos e o mau líder pode não ter
percepção para compreender os perfis dos funcionários e as necessidades
das funções, podendo o implicar no comprometimento dos resultados. Não
raro encontramos situações onde um colaborador é promovido para a
incompetência. Por exemplo: um bom vendedor pode ser uma mau gerente, ou
pode ocorrer o caso de uma promoção se dar antes de um período
necessário de preparação, ou seja de forma precipitada. Algumas decisões
requerem ampla avaliação, estudos de cenários, estudos econômicos
detalhados, no entanto encontramos empresas que somam enormes perdas por
decisões tomadas sem a avaliação necessária, nesses casos as perdas
serão consequência natural.
3- Gerenciamento focado em resultado. Líderes
centralizadores e preocupados em controlar todas as rotinas de seus
subordinados demonstram incapacidade de formar uma equipe competente.
Formar uma equipe competente, capaz de tocar a rotina de uma área,
favorecerá que o líder se torne disponível para se voltar para os
resultados mais importantes. Bons líderes devem priorizar resultados e
serem competentes para liderarem equipes motivadas e confiáveis.
4- Avaliação de performance contínua e clara. Prover feed back
contínuo aos membros de sua equipe é característica dos líderes.
Mencionar aos seus colaboradores os pontos fortes observados irá
contribuir para que tais pontos se fortaleçam ainda mais. Por outro
lado, apontar as falhas ocorridas e as necessidades de melhora evitará
reincidências futuras.
5- Comunicação franca.
A abordagem do líder deve ser franca, direta e objetiva. A comunicação
deve ocorrer sem grandes introduções e rodeios. Um líder não perde tempo
e comunica francamente o que for necessário.
6- Informações compartilhadas.
Hoje as grandes organizações expõem as suas visões, seus valores e
metas nos murais. Dentro das áreas de uma organização, os gestores devem
adotar papel semelhante,ou seja, não existe nada pior do que participar
ativamente de um projeto e depois ser ignorado pelo seu superior.
7- Trabalhando com emoções e argumentos em situações de conflito.
Diversos tipos de conflito ocorrem dentro de uma área de trabalho, como
por exemplo, problemas entre os membros da equipe ou problemas de um
membro da equipe com pessoas de outras áreas. Em situações de conflito,
um líder deve procurar antecipar as reações e entender as emoções. Uma
forma de intervir é efetuar indagações que sirvam para o colaborador
controlar suas emoções e assumir comportamentos mais adequados. Exemplos
de questões: Qual a conseqüência que esse problema pode acarretar? Como
podemos evitar situações semelhantes no futuro?
8- Fazer uso de diversas opiniões, argumentos e diferentes culturas.
A prática da democracia é difícil e todos os governos democráticos
possuem defeitos, mas ainda não surgiu melhor sistema. As empresas
precisam da prática da democracia, mas sem abrir mão de uma liderança
forte e voltada para resultados.
9- Comprometimento com novas idéias.
Muitas grandes idéias foram consideradas ridículas quando expostas pela
primeira vez. Recriar o que existe visando eficiência e eficácia, rever
processos para cortar o que não agrega valor, buscar sinergias, reduzir
custos, são elementos que normalmente estão atrelados às novas idéias,
logo, o gestor deve estar comprometido com novas idéias.
10- Identificar e destacar méritos.
Certa ocasião um gerente recebeu uma carta parabenizando-o por um
resultado alcançado em uma empresa onde ele havia pedido demissão há
três meses - vejam até onde chegou a capacidade de reconhecer e destacar
méritos do ex gestor desse gerente. Todo funcionário quer ter o seu
mérito destacado. Um gestor que esconde os méritos de seus colaboradores
e capitaliza somente para si os resultados estará agindo de forma
individualista. Um gestor que identifica e destaca méritos de forma
justa e imparcial, propiciará a sua equipe maior comprometimento, além
de que melhorará o clima de trabalho.
11- Compartilhar e desenvolver parcerias.
Desenvolver parcerias significa disposição para compartilhar
responsabilidades, obrigações e méritos. Parceria é uma relação
ganha-ganha onde o equilíbrio, a honestidade e a ética são elementos
sempre presentes. Não existe a possibilidade de se tornar um líder sem
compartilhar e desenvolver profundas relações de parcerias com o seu
grupo de colaboradores e também com outras partes dentro e fora da
empresa.
12- Comprometimento com liderança.
O líder precisa ter consciência da responsabilidade que carrega e da
necessidade de estar comprometido com a liderança. Um adequado
comprometimento com a liderança se reflete em uma equipe forte, que
trabalha motivada e que entrega resultados.
Conclusão:
As competências essenciais relatadas esgotam as qualidades necessárias a
um bom líder? A resposta certamente é não. A essas qualidades podemos
juntar outras como ética, caráter e coragem. Ao analisarmos os líderes
em atividade, notaremos que freqüentemente muitos desses atributos estão
ausentes. As empresas fixam metas agressivas de crescimento,
rentabilidade, dentre outras, mas deveriam, além disso, também mensurar,
avaliar e buscar avanços no comportamento de seus gestores.
Veja também http://blogdoprofessorari.blogspot.com/2010/05/saber-ouvir-virtudes-necessarias-ao.html
Ariovaldo Lopes da Silva
Socio Diretor da Alpha Premium
Ariovaldo Lopes da Silva
Socio Diretor da Alpha Premium
Tags: gestão lider liderança qualidades