CAPEX e OPEX - Qual o significado?
CAPEX e OPEX
Cada um desses dois termos representam são composições de duas outras palavras em inglês.
CAPEX vem de CApital EXpendure e
OPEX vem OPerational EXpenses.
Os termos são explicados a seguir:
Em https://corporatefinanceinstitute.com/resources/knowledge/modeling/how-to-calculate-capex-formula/ encontramos:
"CapEx (abreviação de investimentos ) é o dinheiro investido por uma empresa na aquisição, manutenção ou melhoria de ativos fixos, como propriedades, prédios, fábricas, equipamentos e tecnologia.
Fórmula CapEx
A fórmula do CapEx da demonstração de resultados e do balanço é:
CapEx = imobilizado (período atual) - imobilizado (período anterior) + depreciação (período atual)
Essa fórmula é derivada da lógica de que o imobilizado do período atual no balanço patrimonial é igual ao imobilizado do período anterior mais despesas de capital menos depreciação."
Recentemente um diretor de uma empresa produtora de bens de capital me perguntou o queriam dizer como: Estamos aguardando liberação do CAPEX para lhe mandar pedidos.
O EX da palavra CAPEX deriva de expenditure que significa gastos. Em uma empresa os gastos quando ocorrem em função de investimentos são classificados como CAPEX, mas se os gastos ocorrerem devido a operação da empresa, como no caso de despesas de manutenção, tais gastos são classificados como OPEX que significa Operating Expenses, Vejam a figura abaixo:
Vejam também o chart abaixo com as principais diferenças entre CAPEX e OPEX
Fonte da tabela acima: https://www.2ndwatch.com/blog/cloud-computing-shift-from-capex-to-opex/
Isso significa que a empresa aguarda autorização para efetuar um potencial investimento previsto no Plano de Investimentos, todavia ainda não liberado.
É comum que os CAPEX sejam detalhados por projetos os quais são liberados um a um.
Uma vez liberado algum projeto previsto no CAPEX deve-se elaborar um projeto e monitorar cada cada etapa. O Acompanhamento entre os investimentos previstos e os gastos reais deve ser feito de forma criterioso. Na boas empresas as mínimas diferenças precisam ser justificadas.
Exemplos de CAPEX Fonte: https://www.accountingtools.com/articles/examples-of-capital-expenditures.html
Um dispêndio de capital refere-se à despesa de fundos para um ativo que se espera que forneça utilidade a um negócio por mais de um período de relatório. Exemplos de gastos de capital são os seguintes:
- Edifícios (incluindo custos subsequentes que prolongam a vida útil de um edifício)
- Equipamento computador
- Equipamento de escritório
- Móveis e utensílios (incluindo o custo de mobília que é agregado e tratado como uma única unidade, como um grupo de mesas)
- Ativos intangíveis (como uma licença ou patente de táxi comprada)
- Terra (incluindo o custo de modernizar a terra, como o custo de um sistema de irrigação ou de um estacionamento)
- Maquinário (incluindo os custos necessários para levar o equipamento ao local pretendido e ao uso pretendido)
- Programas
- Veículos
Um gasto é registrado como despesa conforme
IAS 16 / CPC 27 - Ativos Imobilizados
Imobilizações em andamento deverão ser contabilizados em conta específica
Vejam abaixo texto extraído de http://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=contabil¬icia=86632
Contabilidade - Imobilizado em andamento | |||||
Publicado em 14/04/2008 08:41 Na conta que registra a imobilização em andamento serão lançados todos os gastos relativos à obra (materiais, mão-de-obra e respectivos encargos sociais etc). Segue exemplo de registro contábil dos gastos incorridos na construção de um determinado imóvel que comporá o Ativo Permanente.
|
OPEX
Fonte: https://www.business-case-analysis.com/operating-expenses.html
A maioria das despesas rotineiras nos negócios são "despesas operacionais". As empresas planejam, autorizam e orçam OPEX de maneira diferente das despesas de capital.
O que é uma despesa operacional?
Nos negócios, o termo despesa operacional ( OPEX ) aparece em orçamentos e gastos, mas também como um termo de demonstração de resultados em contabilidade financeira.
Em resumo, "despesas operacionais" incluem a maioria das despesas para operar a linha de negócios usual da empresa - despesas que não são despesas de capital. As despesas operacionais não resultam em ativos de capital. Em vez disso, eles servem inteiramente para - não surpreendentemente - "operar" os negócios. Os contadores calculam "lucros" subtraindo as despesas do período das receitas recebidas do período.
Explicando despesas operacionais em contexto
Este artigo define e explica as Despesas operacionais em contexto com termos e conceitos relacionados, com foco em três temas:
- Primeiro, Despesas operacionais uma categoria de despesa nos relatórios financeiros, especialmente para a demonstração de resultados.
- Segundo, o papel das despesas operacionais na criação de economia de impostos para as empresas que pagam impostos sobre o lucro operacional.
- Terceiro, usando o conceito Despesa Operacional no orçamento e no planejamento de gastos.
Vejam também:
Planilha para Apoio na Gestão de Indicadores de Projetos
Em: Controladoria
Tags: controladoria capex opex