WACC é um importante elemento para se determinar o valor das empresas, das marcas, de unidades de negócios e para se fazerem uma série de estudos financeiros, dentre eles os estudos de viabilidade econômica de projetos de investimentos.

O WACC também é requerido no caso de cálculo de EVA´s 


A fórmula de cálculo pode parecer complexa mas o conceito e relativamente simples.


Na Wikipedia temos um bom conteúdo esclarecendo e orientando a respeito do WACC. Lá encontramos a seguinte definição:


custo do capital pode ser representado pela taxa de juros que as empresas usam para calcular, descontando ou compondo, o valor do dinheiro no tempo (vide custo de oportunidade (Atkinson et. al.,2000). É calculado considerando-se os custos dos recursos de todas as fontes, postos à disposição da empresa, e levando-se em conta a participação percentual de cada fonte (capital próprio e de terceiros).


A composição do WACC representa a média ponderada da participação relativa do capital de terceiros e do capital próprio (  Weighted Average Cost of Capital  ), isso porque os provedores de recursos financeiros para a empresa precisam ser remunerados por uma taxa que compense o risco de seus investimentos. O WACC é a taxa recomendada para descontar o fluxo de caixa líquido trazendo uma série de alguns anos a valor presente.


Assim se o WACC for igual a 10%, e tivermos uma série de anos, teremos um valor desconto 

conforme abaixo demonstrado:


Valores líquidos de Caixa

( Valores reais sem nenhum desconto)

Ano 1- 5000

Ano 2- 5500

Ano 3- 6000

Ano 4- 7000

Ano 5- 9000


Valores descontados


Ano 1- 5000 Valor descontado = 4545

Ano 2- 5500 Valor descontado = 4545

Ano 3- 6000 Valor descontado = 4507

Ano 4- 7000 Valor descontado = 4781

Ano 5- 9000 Valor descontado = 5588


Valor Presente = 23.966


Matematicamente podemos representar o WACC



Fonte: acesso em 07/02/2014 http://www.ead.fea.usp.br/tcc/trabalhos/Artigo_MarceloSP.pdf



Existe literatura abundante sobre WACC. Esse link acima disponibiliza um excelente trabalho, ao seu final tem uma ótima bibliografia que poderá ser consultada, constituindo-se em excelente referência bibliográfica.

 

Utilizo com frequência o WACC para cálculos de valor presente principalmente em trabalhos de evaluation que desenvolvo. Mas o conceito é útil e necessário em muitas outras situações, incluindo estudos financeiros e projetos de viabilidade econômica.

Vejam muitas outras postagens no Blog Professor Ari   <==  registre seu email lá e seja um seguidor do blog

Vejam nossa página de Palestras ==> posicione o mouse sobre a palavra palestras e veja as Palestras oferecidas. Excelente custo benefício. Grátis em universidades e ONGs da Grande São Paulo