Incrível que algumas empresas investem milhões na aquisição de seus ERP´s, como no caso de sistema SAP, no entanto buscam economias absurdas que acabam prejudicando a implementação do projeto como um todo.Vou dar um exemplo: normalmente em época de implementação de um ERP as áreas finaceira e contábil ficam sobrecarregadas, e isso é devido ao acúmulo do trabalho operacional pesado em conjunto com a implementação do sistema. Empresas que investem milhões nos sistemas acabam negando recursos para mão-de-obra adicional que normalmente é necessária em períodos de implementação de sistemas. Então a primeira dica é para que as empresas disponibilizem a mão-de-obra adicional necessária à implementação do projeto.


Tive oportunidade de participar de uma implementação do sistema SAP no tempo recorde de 7 meses. Isso foi possível porque selecionamos os principais funcionários da empresa e os retiramos de suas áreas, deixando-os 100% do tempo dedicados ao projeto. Houve uma resistência imensa, mas com o apoio da diretoria mantivemos a estratégia, que foi vital para o sucesso do projeto. Algumas áreas que foram prejudicadas puderam contratar recurso temporário adicional, tal investimento estava previsto. A segunda dica é para que sejam selecionados os principais funcionários das áreas, e que sejam deixados 100% dedicados ao projeto. As resistências certamente ocorrerão, mas essa fórmula é essencial.


Para se ter sucesso nos projetos são necessários os seguintes elementos:


- VISÃO, HABILIDADES, INCENTIVOS, RECURSOS e PLANO DE AÇÕES


Vejam a postagem sobre GERENCIANDO MUDANÇAS COMPLEXAS, onde abordo detalhadamente esse tópico.


Para se elaborar um projeto devemos aplicar também boas metodologias como OGSAM e análise SWOT. Tive oportunidade de efetuar postagens detalhadas sobre essas duas abordagens, clique nas palavras e acesse as postagens.


Não esqueça de designar um bom gestor para o projeto, essa é minha última dica. Um mal gestor de um projeto pode significar o fracasso do mesmo, mesmo que todos os recursos sejam obtidos.




Um projeto mal gerenciado pode trazer prejuízos enormes, cuide dos seus projetos antes, durante e depois das implementações.