Na Wikipidia encontramos o seguinte sobre feed back

Em administração, feedback (retorno de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente.
No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo.

No entanto, a falta de feed back é imensa.


Pais não dão feed back aos filhos. Apenas sabem repreender e muitas vezes da pior forma, o que só gera distanciamento e dificulta o relacionamento. Feed backs construtivos e oportunos com os filhos podem ser o diferencial para uma relação bem sucedida. 

Protetores de animais anunciam seus casos, muitos deles deseperadores. Algumas pessoas se sensibilizam e acabam ajudando. No entanto, é frequentemente nunca mais ouvirem notícias dos casos. Poucos são os protetores que se preocupam em retornar como ficaram os casos divulgados, gerando decepção de quem ajuda e prejudicando aos animais carentes. Muitos que poderiam ajudar não o fazem por falta de confiança. Aqueles que conseguem algum recurso doado também têm a obrigação de prestarem contas, afinal quem garante que estão utilizando os recursos obtidos realmente para o fim divulgado?

Professores não dão feed back aos alunos. Muitos são os casos de aulas serem dadas e no dia da prova o resultado ser uma calamidade. Na realidade, em tais casos é bem provável que o professor  não tenha medido o feed back do que tentou passar para os alunos. Existem varias formas de medir o feed back sobre o aprendizado em classe. Pode ser com exercícios, com pequenos trabalhos em grupo ou individuaia ou até mesmo com perguntas simples e diretas.  Existem também muitas formas para melhorar o aprendizado em classe, como: sistemas interativos de aulas com maior participação dos alunos, incentivar alunos a pesquisar, trabalhos em grupo ou outras formas que despertem motivação.

Nas empresas, líderes não dão feed back aos liderados. Quantos não são os funcionários demitidos sob alegação que não estão atendendo as expectativas, no entanto nunca receberam um feed back do que seus gestores esperavam deles? O feed back nas organizações não pode ficar somente para a época de avaliação de desempenho anual, mas deve ser constante. Feed backs formais podem ocorrer nas reuniões ou em seções curtas de revisão de metas e objetivos. Feed backs informais podem ocorrer no dia a dia, no caso feed backs positivos podem ser efetuados em publico. Os negativos sempre de forma privada e tomando o caso para melhoria, crescimento e incentivo à execução dos ajustes necessários.

Casamentos necessitam de feed back, exaltar as qualidades do parceiro e ser cuidadoso para falar o que esperamos que o outro melhore é sinal de sabedoria. Nessa área nós homens somos os que menos dão feed back.  Num casamento palavras simples como: hoje você está bem, eu gosto de você, ou até mesmo pequenas ações de carinho são fatores essenciais. Imaginem aquele dia em a esposa cortou o cabelo, cuidou visual e ficou aguardando a reação do marido, aí ele chega dá aquele beijinho padrão e nem nota na esposa. Pois é, feed back zero! É preciso prestar atenção no outro, em momentos como esse uma falta de feed back pode magoar profundamente e desgatar a relação. Por outro lado, as esposas ao darem excesso de feed back negativo aos maridos podem também contribuir para o desgaste da relação.


Prover feed back não é apenas um precedimento na área empresarial mas em todos os setores da vida. Para mim, ausência de feed back está associada ao egoismo e até mesmo à falta de respeito ao próximo. Dar feed back, colocar-se no lugar do outro, reforçando e evidenciado aspectos positivos e atuando proativamente sobre os aspectos negativos  são fatores chave para o sucesso nao somente no ambito profissional, mas na vida.