As Indústrias passam por grande transformação principalmente em decorrência das tecnologias digitais disponíveis.

A Fabricação 4.0 está baseada em 4 áreas principais: 1- Fabrica Conectada, 2- Fábrica Inteligente, 3- Fabrica Digital e Virtual e Fábrica suportada por tecnologias avançadas de produção.

1- Fabrica Conectada

O uso intensivo de serviços baseados em nuvem contribuem para aumento de desempenho e monitoração em tempo real dos diversos indicadores como disponibilidade, rendimento e qualidade.
Plantas constantemente monitoradas operam com eficiência e eficácia resultando em aumento de lucratividade e maximizando o retorno sobre os investimentos.
Sistemas inteligentes interligam equipamentos promovendo operações ágeis e à prova de erros.
Fabricas  conectadas permitem acompanhamento em tempo real indicadores como Qualidade, Produtividade, Disponibilidade, Paradas não Programadas e outros KPI´s relevantes.

2- Fábricas Inteligentes

Fabricas inteligentes implicam em enxergar os processos industriais como partes de um todo onde cada parte esteja absolutamente integrada através de tecnologias interligadas que reduzem desperdícios e aumenta eficiência e eficácia.
O uso amplo de sensores propiciam visão ampliada e em tempo real sobre questões dos mais variados tipos.
Inteligência artificial aplicada aos processos contribuem para a otimização dos processos produtivos com redução de custos, qualidade elevada e nível de serviço otimizado.


3- Fabrica Digital.

A Fabrica Digital se utiliza amplamente de tecnologias digitais interligando processos, equipamentos e pessoas.
Sistemas que se utilizam de Engenharia e Operações integrados são importantes etapas no caminho da Indústria 4.0. Soluções Integradas que cobrem a totalidade do ciclo produtivo é uma das primeiras etapas a serem cumpridas numa fabrica digital.

4- Fábrica suportada por tecnologias avançadas de produção

Tecnologias avançadas de produção que incluem alto nível de automação e controle e até robotização são usados na Industria 4.0 fazendo com que qualidade e custos convirjam para pontos ótimos.


Conclusão:

A industria 4.a se utiliza amplamente de Inovações Tecnológicas nos campos da automação, controle e tecnologia aplicados no campo da manufatura industria. Validando tudo isso amplos estudos e modelagens financeiras devem assegurar alto retorno financeiro e qualidade expandida.