Líderes centralizadores e preocupados
em controlar todas as rotinas de seus subordinados demonstram incapacidade de
formar uma equipe competente. Formar uma equipe competente, capaz de tocar a
rotina de uma área, favorecerá a que o líder fique disponível para se voltar aos
resultados mais importantes.
Bons líderes devem priorizar
resultados e ser competentes para liderar equipes motivadas e confiáveis. Para
isso a distribuição do tempo desses líderes deve minimizar o envolvimento em
atividades do dia a dia, e priorizar o tempo dispendido em atividades que
agreguem valor à sua função de líder.
Alguns poucos indicadores de desempenho devem
ser fortemente focados pelos líderes. São esses indicadores que determinarão o
sucesso ou fracasso da empresa. No entanto, existe uma tendência de ficarem os
gestores envolvidos no dia a dia, o que implica em falta de foco para os
indicadores de desempenho.
Um gerenciamento focado em resultados deve
identificar o indicadores chave de performance, em inglês KPI’s ( key performance indicators ), de forma a
quantificar esses indicadores ocorridos no passado, medir de forma ágil e
prática o presente e estabelecer metas que impliquem em melhoria continuas para
curto, médio e longo prazos. A capacidade de alcançar essas metas é que define
a qualidade da gestão e consequente sucesso da empresa. O BSC (balance scored card) é uma excepcional
ferramenta para facilitar esse trabalho.