Gestão de indicadores para pequenas e médias empresas. Mapa de Indicadores para PME
O Balanced Score card é uma das ferramentas de gestão mais utilizadas no mundo pelas grandes corporações. A meu ver é o que de melhor já foi idealizado para a gestão de indicadores e elaboração de planejamento estratégico.
Finalmente consegui desenvolver uma versão simplificada e adaptada para pequenos e médios negócios que não têm tempo nem dinheiro para implantar essa ferramenta com toda a sua complexidade.
A partir de um pequeno investimento a ferramenta pode ser iniciada na sua empresa. A partir de então poderei dar-lhe suporte a baixo custo para utilizar essa ótima ferramenta e obter muitas melhorias na sua empresa.
Após ter trabalhado por 40 anos em grandes corporações considero que meu desafio é levar técnicas avançadas de gestão e planejamento estratégico parta pequenos negócios e até para médios negócios que crescerem e sentem necessidade de se organizarem.
O Balanço de Indicadores com Metas Estratégicas parcialmente travadas ( BIME) simplifica bastante o Balanced Score Card, ou o ( Balanço de indicadores Estratégicos em Português). O BIME é uma ferramenta de gestão de negócios criada para pequenas grandes empresas.
O BIME é uma simplicação do complexo e em alguns casos, do complicado Balanced Score Card.
Metas parcialmente travadas significa que as metas estratégicas serão
parcialmente fixas. Pequenas empresas tem algumas necessidades
estratégicas comuns, e ao serem fixadas nessa ferramenta, elas
propiciarão maior praticidade e agilidade na implementação e utilização
do BIME como elemento de execução eficaz e planejamento estratégico.
As quatro categorias do BIME são brevemente relatadas abaixo:
Metas Financeiras
As Metas Estratégicas Financeiras serão fixas porque nos pequenos negócios as necessidades são praticamente as mesmas e ao alcançar eficácia nessas metas, uma excelente execução financeira estará assegurada.
A primeira meta financeira fixa é o capital de giro, que tem como componentes: os estoques, as contas a receber e as contas a pagar. Esses três componentes serão avaliados e se estiverem com ótima execução receberão classificação verde. Se a execução estiver na média ou razoável a classificação será amarela, e se for a execução for ruim a classificação será vermelha. Planos de ações bem elaborados servirão de base para fazer com que as classificações sejam melhoradas.
As outras três categorias do BIME são metas de Cliente e Mercado, Metas de Processos Internos e Metas de Desenvolvimento Humano.
Metas de Cliente e Mercado
Essas metas poderão ser adaptadas, mas recomenda-se manter e travar o maioria das metas, a fim de facilitar, padronizar e agilizar a aplicação da ferramenta
As metas de cliente e mercado são:
As metas Quadrantes Produtos e Mercados, Plano de Negócios e SWOT serão travadas e significa que as empresas deverão ter esses indicadores atendidos, analisados e classificados.
Metas de Processos Internos
As metas de processos internos são:

Em: Controladoria
Tags: indicadores mapa estratégico