Aqueles que batem no peito e falam: "aqui quem manda sou eu" pertencem a uma categoria que as empresas devem enquadrar prontamente e não raro é necessário demitir funcionários com esses perfis.                                                                                                                                     Palestrante Ari Lopes


Bons técnicos, ao assumirem posições de comando, muitas vezes tornam-se maus gestores de pessoas. O conhecimento técnico é importante, entretanto, representa apenas uma parcela das habilidades necessárias aos gestores. O autêntico líder necessita estudar, entender e praticar algumas competências essenciais.

Abaixo seguem as DOZE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO DE PESSOAS

1- Cooperação e confiança mútua. 

Líderes observam aos seus colaboradores e cuidam para que haja cooperação. Ao detectar algum comportamento inadequado, imediatamente O GESTOR deve intervir. Comportamentos inadequados devem ser corrigidos mediante uma abordagem direta, clara e objetiva. A confiança principalmente por parte dos liderados não vai ocorrer se o líder não se coloca de forma imparcial e justa, e não privilegia um ou outro preferido que muitas vezes chega a posições de destaque apenas porque conta com o forte apoio do líder. Algumas situações que ocorrem com algumas lideranças gera um ambiente de insatisfações e frustrações provocando grande desgaste para o ambiente corporativo.


2- Tomada de decisão onde existe a competência. 

As mudanças devem ser preparadas e executadas desde que se assegure que as competências essenciais existam. Alguns funcionários são mais analíticos, outros são generalistas. No ambiente profissional existem funções que requerem perfis específicos e o mau líder pode não ter percepção para compreender os perfis dos funcionários e as necessidades das funções, podendo o implicar no comprometimento dos resultados. Não raro encontramos situações onde um colaborador é promovido para a incompetência. Por exemplo: um bom vendedor pode ser uma mau gerente, ou pode ocorrer o caso de uma promoção se dar antes de um período necessário de preparação, ou seja de forma precipitada. Algumas decisões requerem ampla avaliação, estudos de cenários, estudos econômicos detalhados, no entanto encontramos empresas que somam enormes perdas por decisões tomadas sem a avaliação necessária, nesses casos as perdas serão consequência natural. 
3- Gerenciamento focado em resultado. 

Líderes centralizadores e preocupados em controlar todas as rotinas de seus subordinados demonstram incapacidade de formar uma equipe competente. Formar uma equipe competente, capaz de tocar a rotina de uma área, favorecerá que o líder se torne disponível para se voltar para os resultados mais importantes. Bons líderes devem priorizar resultados e serem competentes para liderarem equipes motivadas e confiáveis.
4-Avaliação de performance contínua e clara. 

Prover feed back contínuo aos membros de sua equipe é característica dos líderes. Mencionar aos seus colaboradores os pontos fortes observados irá contribuir para que tais pontos se fortaleçam ainda mais. Por outro lado, apontar as falhas ocorridas e as necessidades de melhora evitará reincidências futuras.
5- Comunicação franca. 

A abordagem do líder deve ser franca, direta e objetiva. A comunicação deve ocorrer sem grandes introduções e rodeios. Um líder não perde tempo e comunica francamente o que for necessário.Comunicação franca e direta não é sinônimo de comunicação ríspida e grosseira. Líderes de fato nunca humilham seus subordinados. Repreensões são necessárias mas elas são feitas de portas fechadas e nunca submetendo colaboradores, ainda que merecedores de intervenções mais fortes, a constrangimentos. 

6- Informações compartilhadas. Hoje as grandes organizações expõem as suas visões, seus valores e metas nos murais. Dentro das áreas de uma organização, os gestores devem adotar papel semelhante,ou seja, não existe nada pior do que participar ativamente de um projeto e depois ser ignorado pelo seu superior.
7- Trabalhando com emoções e argumentos em situações de conflito. Diversos tipos de conflito ocorrem dentro de uma área de trabalho, como por exemplo, problemas entre os membros da equipe ou problemas de um membro da equipe com pessoas de outras áreas. Em situações de conflito, um líder deve procurar antecipar as reações e entender as emoções. Uma forma de intervir é efetuar indagações que sirvam para o colaborador controlar suas emoções e assumir comportamentos mais adequados. Exemplos de questões: Qual a consequência que esse problema pode acarretar? Como podemos evitar situações semelhantes no futuro?
8- Fazer uso de diversas opiniões, argumentos e diferentes culturas. A prática da democracia é difícil e todos os governos democráticos possuem defeitos, mas ainda não surgiu melhor sistema. As empresas precisam da prática da democracia, mas sem abrir mão de uma liderança forte e voltada para resultados.
9- Comprometimento com novas ideias. Muitas grandes ideias foram consideradas ridículas quando expostas pela primeira vez. Recriar o que existe visando eficiência e eficácia, rever processos para cortar o que não agrega valor, buscar sinergias, reduzir custos, são elementos que normalmente estão atrelados às novas ideias, logo, o gestor deve estar comprometido com novas ideias.
10- Identificar e destacar méritos. Certa ocasião um gerente recebeu uma carta parabenizando-o por um resultado alcançado em uma empresa onde ele havia pedido demissão há três meses - vejam até onde chegou a capacidade de reconhecer e destacar méritos do ex gestor desse gerente. Todo funcionário quer ter o seu mérito destacado. Um gestor que esconde os méritos de seus colaboradores e capitaliza somente para si os resultados estará agindo de forma individualista. Um gestor que identifica e destaca méritos de forma justa e imparcial, propiciará a sua equipe maior comprometimento, além de que melhorará o clima de trabalho.
11- Compartilhar e desenvolver parcerias. Desenvolver parcerias significa disposição para compartilhar responsabilidades, obrigações e méritos. Parceria é uma relação ganha ganha onde o equilíbrio, a honestidade e a ética são elementos sempre presentes. Não existe a possibilidade de se tornar um líder sem compartilhar e desenvolver profundas relações de parcerias com o seu grupo de colaboradores e também com outras partes dentro e fora da empresa.
12- Comprometimento com liderança. O líder precisa ter consciência da responsabilidade que carrega e da necessidade de estar comprometido com a liderança. Um adequado comprometimento com a liderança se reflete em uma equipe forte, que trabalha motivada e que entrega resultados.
Conclusão: As competências essenciais relatadas esgotam as qualidades necessárias a um bom líder? A resposta certamente é não. A essas qualidades podemos juntar outras como ética, caráter e coragem. Ao analisarmos os líderes em atividade, notaremos que frequentemente muitos desses atributos estão ausentes. As empresas fixam metas agressivas de crescimento, rentabilidade, dentre outras, mas deveriam, além disso, também mensurar, avaliar e buscar avanços no comportamento de seus gestores.

Breve Currículo do Palestrante Ariovaldo Silva

Executivo de empresas, Consultor, Professor universitário, Blogueiro, Empresario, Mestre em Finanças e Ciências Contábeis. Trabalhou durante 40 anos em médias e grandes empresas.Trabalhou em pequenas, médias e grandes empresas durante 40 anos. Teve carreira ascendente iniciando como office boy, aos 15 anos.  Aos 23 anos já chefiava uma área de Custos e Orçamentos  (Alfa Laval) e aos 32 assumiu nível gerencial ( Refinações de Milho Brasil).  Foi Controller Regional na Henkel durante 15 anos. Fez muitas apresentações e palestras no Brasil e Exterior.

Ocupou cargos de gerência e direção em grandes e médias empresas.  Lecionou Custos, Controladoria e Contabilidade Internacional. Atualmente dedica-se a consultorias, treinamentos e palestras.
Tem uma visão deferenciada e acredita que a Contabilidade Tradicional tem pouca serventia para Gestão das Empresas, além de se prestar ao atendimento das exigências legais.
Escreve regularmente artigos sobre negócios, empresas, carreiras e postura gerencial tendo produzido muitos artigos.