M&A - Prepare a sua Empresa para ser Vendida com Suporte Financeiro de Qualidade

Tenho auxiliado algumas empresas em processos de venda ou em processos busca de investidores.

Em vários desses casos, sobretudo em empresas de porte menor,  principalmente em empresas que sofrem processos de auditoria de parecer de Balanço e outros Demonstrativos Financeiros, noto que faltam procedimentos básicos que em muito auxiliariam nos processos e até contribuiriam para valorizar as empresas.

Empresas ao sentarem na mesa com potencial comprador ou investidor precisam ter uma série de dados, Demostrativos Financeiros e um Planejamento Financeiro que permita projetar pelo menos um período de 5 anos.

Os Demonstrativos Financeiros para um período de pelo menos 3 anos é essencial. Esses Demonstrativos precisam estar bem preparados, passarem confiabilidade e devem ser revisados por profissional experiente e de preferência devem ser auditados. Se a empresa nunca passou por auditoria, pode-se considerar a auditoria apenas do último exercício.

Dados históricos adicionais com dados sobre vendas, custos, clientes, linhas de negócio, etc são complementos importantes.

É importante que antes de disponibilizar para potenciais interessados, documentos com informações importantes antes de qualquer coisa, seja assinado entre as partes um NDA  "Non  Discloursure Agreement", que é um acordo de confidencialidade.

Projeções para 5 anos deverão conter: DRE e Balanço Projetados. O DRE deve mostrar o EBITDA. Essa informação apesar de essencial não costuma ser mostrada em muitas empresas.

Alguns gastos que muitas empresas incorrem poderiam ser isolados e mostrados em linhas separadas. Esse seria o caso de Gastos com Processos de Reestruturação, que quando separados contribuem para o melhor atendimento dos Demonstrativos Financeiros e sobretudo para facilitar a projeção do período de 5 anos.

Mas o ideal é que a empresa prepare o negócio para ser vendido, de forma a agregar o máximo aos resultados da empresa. Assim, Programas de Redução de Custos e Reestruturação visando melhorar eficiência e eficácia e foco para aumentos da margens e redução d.os custos fixos são ações que poderão fazer resultado do negócio ser otimizado levando a valorizar o valor de venda do negócio.

Fazendo essas etapas básicas as empresas de M&A que tratarão da venda ou busca de investidores terão condições muito melhores de desenvolverem seus processos visando o fechamento da venda 

De uma forma geral empresas que não têm a parte financeira bem organizada poderão ter problemas para acharem compradores dispostos a considerarem a aquisição da empresa. Por isso, Prepare a sua Empresa para ser Vendida com Suporte Financeiro de Qualidade. 

Precisando de um suporte envie um email para:
arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br  ou mande whatapp para (11) 97227.7471