Fonte: Ebook Papo de Controller



Missão da Empresa

 

Toda empresa deve definir a sua missão, crenças e valores e disseminar dentro e fora da empresa. A Missão é o "Objetivo ou propósito básico e permanente; está sempre ligada ao oferecimento de produtos e serviços para satisfação das necessidades do consumidor. Mas de nada adianta a definição se a empresa não tiver a sua missão e valores vivenciados no dia a dia da empresa.

 

Funcionário e principalmente dirigentes devem ter suas ações pautadas pela Missão e Valores que as empresas identificam.

 

É necessário que a missão da empresa esteja declarada para seu melhor desempenho, assim como as crenças e valores dos principais executivos que compõem o sistema institucional da empresa devem ser aceitos por todos."

 

A Controladoria deve estar alinhada com a Missão da Empresa. Suponha que a missão da empresa seja se tornar o melhor fornecedor entre todos de sua categoria propiciando elevado nível de serviço aos clientes. Muitos são os serviços que envolvem clientes que estarão direta ou indiretamente afetados pela Controladoria. Caberá ao Controller cuidar para que a Missão da Empresa seja conhecida e vivenciada pela sua área.

 

Exemplos de Missões:

 

- Nosso negócio é serviço e prestamos serviço com alto nível de qualidade aos nossos clientes;

- Desejamos ser a melhor organização de serviços do mundo;

- Satisfação pública com nosso serviço.


Toda empresa deve definir a Missão, a Cultura e os Valores e colocar nos murais e em outros locais onde possa ser amplamente compartilhado. Mais do que isso, as ações dos diretores, gerentes e da organização como um todo devem ser alinhadas com esses elementos.