A Missão da Controladoria é maior do que a Definição dessa área.
Costumo adotar a seguinte definição de Controladoria nos meus Cursos e
Palestras:
O trabalho
da Controladoria pode ser definido superficialmente como a função que engloba o registro, reporte e
utilização de dados pertinentes aos propósitos de:
1-Controle e proteção de ativos;
2-Cumprir com as obrigações legais;
3-Propiciar à direção da empresa informações que irá auxiliá-la no
PLANEJAMENTO e CONTROLE das operações.
Já a Missão da Controladoria além de assegurar que esses três propósitos sejam atendidos deve incorporar obrigações formatadas em cada empresa.
Vejam esse dois charts a seguir que fazem parte de algumas palestras e cursos:

Vejam que a Missão da Controladoria engloba a Definição da área.
A Missão da Controladoria varia de empresa para empresa. Trabalhei em uma empresa Americana onde a Controladoria sempre participava lado a lado na maioria das decisões e análises relevantes da empresa. Sempre que se tratava de dados que remetiam à responsabilidade incluídas na Definição da Controladoria a área era chamada a participar. Nessa empresa a parte financeira dos Planos Estratégicos e Operacionais sempre eram apresentados pelo Controller.
Já em algumas outras empresas também internacionais onde trabalhei a área de Controladoria era mais vista mais como uma área de assessoria, à qual cumpria seguir as orientações de uma direção que nem sempre tinham como preocupação maior o atendimento a elevados padrões técnicos e de compliance.
E você como vê a Missão da Controladoria na Empresa onde atua?