Tento responder essa pergunta há bastante tempo. 

Por que a área de Estoques é uma bagunça em grande parte das empresas?

Na realidade os motivos são múltiplos.

Nessa série de postagens ( link abaixo ) apresento alguns motivos e recomendações para que as áreas de Estoques tenham alta Acurácia 

OBSERVACÃO: O termo correto é ACURÁCIA e não " acuracidade".

As melhores postagens sobre Logística, Supply Chain, Estoques.


Mas em resumo apresento alguns grandes motivos para os problemas na área.


PRIMEIRO:


Vivo escutando de Vendedores, Representantes de Vendas, Gerentes de Vendas e até Gerentes Gerais e Presidentes.

" AQUI QUEM PAGA A CONTA É A ÁREA COMERCIAL E O CLIENTE"


Pois bem, quando existem nas empresas áreas que são consideradas mais importantes que as outras existirá grande probabilidade de que problemas persistentes sejam ignorados e que o atendimento a essas áreas sejam priorizados a qualquer custo.

Numa empresa a obtenção de qualidade deverá ser meta de todas as áreas. Cada área é como um filho. Imaginem um pai que dá preferência a um determinado filho em detrimento dos demais.  

SEGUNDO 

Colocar a raposa tomando conta do galinheiro.

Em muitas empresas o responsável pela área de estoques se subordina ao gerente de produção, cujo interesse prioritário é produzir. Se ocorrer por parte desse responsável preferência por produzir de qualquer forma sem se preocupar pela obtenção de acurácia nos diversos processos acessórios  a tendência é a desorganização.

Existe uma importante responsabilidade da CONTROLADORIA que é assegurar que haja segregação das funções para que não haja conflito de interesses. Lógico que em algumas empresas isso é difícil de ser obtido. Mas quando não é possível é preciso cuidar para que os processos sejam bem executados.

TERCEIRO


Falta de um sistema de controles internos coordenado por uma área Administrativa Financeira ou Contábil atuante. Algumas empresas mantêm algum padrão de qualidade nos estoques mesmo tendo a ocorrências desses dois primeiros grandes motivos.

Em boa parte das diversas empresas onde atuei essa era a situação. No caso alguma acurácia era obtida, mas o custo para obter era muito maior do que se os três grandes problemas não ocorressem ou pelo menos fossem menores.

CONCLUSÃO:


Muitos outros motivos podem contribuir para a deterioração dos controles e estabelecimento da "bagunça" na área dos estoques.

Mas se o cúpula da empresa atentar para que não ocorram esses três grandes motivos apresentados será um grande passo para a melhoria da área.

Adoção de boas ferramentas de gestão, treinamentos frequentes com pessoal qualificado e foco em melhoria contínua poderão também ajudar bastante.

Procurar ajuda de consultoria e especialistas da área podem também auxiliar.

arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br
arilopes@folha.com.br


Se enviar email envie para os 2 emails acima. Muitos acabam retidos na caixa de SPAM

ADQUIRAM O EBOOK PAPO DE CONTROLLER   <  <  < clique aqui

Palestras na sua empresa, evento o escola > > > PALESTRAS