Preços de Transferência entre empresas do mesmo grupo é uma prática internacional de Contabilidade Intercompany. Existe uma legislação sobre preços de transferência que embora tenha um nome diferente, trata-se de outro assunto.

Observação: O Preço de Transferência aqui tratado, também conhecido como Transfer Price, embora tenha a mesma essência não se refere à legislação de Transfer Price brasileira que regulamenta compras e vendas entre empresas do mesmo grupo.


Empresas ao definirem Preços de Transferência, devem antes de tudo avaliarem as legislações do países envolvidos para saberem se existem particularidades nas legislações sobre o Transfer Price


O objetivo do Transfer Price é regulamentar operações de compra e venda entre empresas do mesmo grupo. Os resultados oficiais das empresas intercompany não pode apresentar lucro proveniente de operações intercompany. Se houver lucro ele deve ser eliminado dos resultados


Os preços de transferência entre empresas do mesmo grupo são operações usuais nas empresas multinacionais. Essas compras e vendas são também chamadas de compras e vendas "INTERCOMPANY". Elas  não são vendas normais, pois são vendas internas ocorridas entre as unidades de uma mesma empresa ou grupo de empresas.


Se dois países participam da fabricação e venda de produtos o lucro efetivo pode aparecer apenas no país vendedor, todavia o país que fabrica parcial ou totalmente determinado produto deveria receber uma parte do lucro gerado. O Preço de Transferência é uma forma de transferir parte do lucro da empresa vendedora para a empresa fabricante.


Na consolidação de demonstrativos financeiros de empresas do mesmo grupo as vendas intercompany se anulam com as compras intercompany.


Os Preços de Transferência podem ser determinados de varias maneiras, todavia dentre às várias maneiras de serem calculados duas se destacam conforme segue:


Custo + Mark Up

Entenda-se por Mark Up uma porcentagem a ser acrescentada sobre os custos. No cálculo dos preços de venda normais (domésticos) a aplicação de Mark Up’s normalmente representa a simplificação de um cálculo mais complexo ou o resultado de uma fórmula matemática. Assim um preço de venda pode ser expresso da seguinte forma:


Profit Sharing ( Lucro compartilhado )


Esse sistema procura identificar o lucro total a ser gerado na venda de um produto que passe pela fabricação ou comercialização em dois ou mais países, após o lucro ser identificado se atribui uma parte ao país exportador. Assim o preço de venda do país exportador (Preço de Transferência) será o custo de produção desse país mais uma parte do lucro atribuível conforme apuração ou estimativa prévia. 


Vide exemplo a seguir:


País Exportador


Custos de Fabricação – 100

Outros custos do país exportador – 20

Custo Total do exportador – 120


País Importador


Custo de origem – ...................................120

Fretes e outros custos – ............................30

Embalagens e outros custos locais – .......10

Custo Total do País importador... 150


Preço de Venda...200

Despesas Administrativas e comerciais

12% sobre a venda ................................... 24

Lucro gerado ............................................. 26

( 200 menos custo 150, menos despesas 24 = 26 )

Suponhamos que os lucros gerados sejam compartilhados entre importador e exportador em partes iguais ( 50% para cada ), assim teríamos:


Custo do país exportador - 120

Parte do lucro ....................... 13


Preço de Transferência ........133