Quadrantes da Ética. Uma abordagem inédita para a ética empresarial
Postado por Ariovaldo Lopes da Silva em quarta, outubro 26, 2011
Quadrantes da Ética. Uma nova abordagem para a ética empresarial
Grande
parte de todos os problemas que presenciamos no mundo são originados
por questões éticas. A ética é fortemente influenciada pela moral e
pelo caráter, e esses atributos são muito pouco passivos de
desenvolvimento nas pessoas mediante treinamento, conversão, estudo ou
por outros fatores. Ou seja, saimos de nossas casas e famílias para o
mundo, com o caráter e com os valores moraes quase que totalmente
formados, e isso definirá a ética que praticaremos em nossa vida.
A
falta de ética consiste em querer levar vantagem de alguma forma,
mesmo que isso prejudique aos outros. Vemos problemas éticos em muitos
os lugares. Alguns exemplos são no trânsito, no trabalho, nas escolas
e até mesmo em nossas casas.
A
ética praticada nas empresas também chamada de ética empresarial é o
resultado da interação dos líderes e dos liderados nas suas relações
internas (empresa) e externas (mercados, clientes, fiornecedores). Os
líderes e representantes da empresa influenciam fortemente na ética
empresarial e temos ai um primeiro grupo o qual designarei simplesmente
como EMPRESAS. Empresas sem ética, ou que praticam uma ética apenas de
fachada fazem qualquer coisa para atingirem seus objetivos, sendo o
lucro a qualquer custo o principal deles. Um segundo grupo é formado
pelos funcionários e eles quanto menos ética tiverem, mais precisarão de
códigos de conduta, auditorias frequentes e monitoração permanente.
Empresas e funcionários determinarão a ética empresarial e as formas da empresa se relacionar com mercado, incluindo clientes, fornecedores e outros colaboradores em geral. Desta forma poderemos ter quatro diferentes situações, conforme segue:
- Funcionários menos éticos e empresas menos éticas.
Temos
nesse grupo a receita para as piores práticas serem efetuadas. Nesse
caso cada grupo se identifica fortemente com o outro, e aí está
instalado o ambiente ideal para que organizações corruptas se
estabeleçam.
- Funcionários mais éticos e empresas menos éticas.
Temos
nesse grupo elementos para que o ambiente da empresa seja repleto de
injustiças e frustrações. Entretanto, a presença de funcionários
éticos minimiza um pouco os problemas éticos que ocorrem.
- Funcionários menos éticos e empresas mais éticas
Nesse
tipo de organização a direção e a liderança da empresa é que colhe as
maiores frustrações. Empresas desse tipo muitas vezes protelam
medidas que deveriam tomar e não tomam, sofrendo consequências como
perda de eficiência, fraudes, desvios, negociatas, etc. Em muitos
casos, as empresas montam complexos sistemas de auditoria, implementam
grandes manuais de conduta, fazem muitos seminários e atuam
fortemente sobre os efeitos, mas não atuam sobre as causas que residem
nos próprios funcionários.
- Funcionário mais éticos e empresas mais éticas
Esse
seria o mundo ideal e é objetivo a ser perseguido nas melhores
empresas. Todavia, infelizmente poucas são as empresas que já
alcançaram essa configuração. Você conhece alguma?
Logicamente
em cada um desses quatro grupos existem diferentes graus. Pensando
nisso, resolvi colocar no eixo X, a ética das empresas e no eixo Y, a
ética do funcionários, obtendo assim os quatro quadrantes da ética, uma
nova abordagem inovadora para a ética praticada nas empresas.
arilopes@folha.com
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Tags: ética compliance