Vejam abaixo Relação de Problemas encontrados em muitas áreas de controladoria / contabilidade

- Notas fiscais que são recebidas na empresa devem imediatamente ser registradas. No entanto é muito comum notas fiscais extraviadas, engavetadas, e até não serem lançadas para reduzirem artificialmente despesas. Alguns departamentos como Marketing e Setor de Manutenção, costumam receber notas diretamente e engavetar.

- Protestos desnecessários devido ao não processamento das notas fiscais.

- Adiantamentos não são liquidados no prazo adequado. Em algumas empresas eles chegam a ficar meses e até anos pendentes.

- Obrigações fiscais não atendidas ou atendidas de forma errada.

- Classificações em contas erradas por erro ou de propósito para disfarçar contas estouradas.

- Classificações de itens que devem ser ativo fixo como despesa, por dificuldade de aprovarem investimentos ou por outros motivos.

- Inventários registrados com diferenças devido a erros frequentes na movimentação, recebimentos e saídas dos estoques.

- Plano contábil com contas esquisitas ou mesmo com descrição genérica, não dando para identificar a natureza da despesas. Como por exemplo: gastos com Prestação de Serviços, Honorários Profissionais e até Gastos com 

Cartões de Crédito. 

- Inventários em poder de terceiros sem controle necessário, sem checagem periódica e obrigações do terceiro não definida por contrato.

- Inventários de terceiros em poder da empresa, sem controle e identificação adequados e possibilitando à empresa ter que indenizar perdas devido a desorganização no controle.

- Contrato ainda não assinado, mas com prestação de serviço iniciada.

- Prestação de serviço sem tomada de preços e / ou  sem contrato assinado.

- Má gestão do caixa deixando valores consideráveis parado na conta e sem aplicação.

- Contas a receber vencidas e sem providências para agilizar recebimentos.

- Falta de reconciliações e resolução de pendências executados em tempo normal.

- Projetos em andamento já encerrados e não transferidos de projetos em andamento para ativos em operação apesar de estarem em operação.

- Ativos fixos sem controle adequado sujeito a perdas, extravios e roubos.

- Ativos fixos da empresa em poder de funcionários ou terceiros sem um termo de uso assinado e observado pelo funcionário ou terceiro.

- Conhecimento de transportes extraviados ou lançados com atraso, fazendo com que despesas com fretes não sejam lançados conforme período de competência.

- Falta de provisões para contingências trabalhistas, fiscais e outras.

- Erro ou falta de provisões referentes encargos sociais envolvendo Férias, 13º. Salário e outros encargos.

- Trabalho executados manualmente quando poderiam ser efetuados de forma integrada pelo sistema, mas que não são por utilização deficiente do sistema.

- Relatórios de análises mal feitos e preparados de forma precária e sem conter informações necessárias para análise e tomada de decisão.

- Bons relatórios disponibilizados más com utilização precária. Fazendo com que problemas detectáveis  nos relatórios sejam ignorados.

- Deficiência na segurança dos sistemas que pode incluir: compartilhamento de senhas,  falta de documentação, registros dos sistemas que assegure que a normas de utilização do sistema sejam atendidas, baixa performance, versões desatualizadas e muitos outros problemas.

- Seguros desatualizados ou inexistentes, apólices vencidas, pagamento  superior ao necessário por falta de análise e trabalho junto ao corretor.

- Dividas e recebíveis em moeda estrangeira sem avaliação de mecanismos de hedge e sem planejamento para fechamento de câmbio visando aproveitar melhores taxas.

- Política de crédito deficiente e concessão de crédito para clientes com perfil perigoso e potencial calote.

- Aceitação de pressão da área comercial sobre área de crédito, fornecendo crédito sem documentação necessária, ou concedendo crédito além do limite razoável.

- Falta de contratos com representantes ou contratos divergentes das práticas observadas.


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