Palestrante e Consultor, Controladoria e Custos


Alpha Premium tem na figura de seu fundador um profissional experiente que participou de muitos processos envolvendo compra e venda de empresas, incluindo as diversas atividades de suporte necessárias


Alpha Premium leva a técnica praticada por grandes corporações para pequenas, médias e grandes empresas nacionais e internacionais
Compra e Venda de Empresas

O mercado de Merges e Aquisições envolve uma grande cadeia que vai desde efetuar, estudos, análises, preparação da empresa para agregar valor aos produtos, a um segmento, marca ou totalidade da empresa vendida.

Após os negócios serem efetuados o trabalho das equipes de suporte continuam necessários e atividades voltadas aos ajustes legais, integrações e redesenho dos processos das empresas adquiridas e compradoras requerem a organização na forma de um projeto, onde passo a passo tudo deve ser planejado e executado, sempre visando a otimização dos pressupostos que suportaram a compra da empresa.


Grandes corporações nacionais e internacionais adotam agressiva política de aquisições para alegria do mercado de serviços demandados pelas empresas que compram e vendem empresas. Mas também pequenas e médias empresas, e até microempresas são objeto de negociações nesse amplo mercado, e guardadas as proporções trabalhos de suporte também são requeridos.

No entanto esse é um mercado complexo, onde aqueles que atuam precisam conhecer muito bem as particularidades envolvidas.

Do lado do vendedor, uma análise criteriosa deve ser efetuada visando agregar o máximo de valor à parte ou toda empresa a ser vendida. Já do lado do comprador, é preciso:

- Avaliar muito bem os dados passados, que normalmente juntamente com outros dados irão compor um data room criteriosamente preparado com as mais diversas informações sobre a empresa que está sendo oferecida.
- Verificar a situação presente da empresa que será como uma fotografia que os vendedores tirarão da
empresa para impressionar o melhor possível aos potenciais compradores. Mas como todos sabem, as pessoas costumam se maquiar antes de tirar fotografias. Da mesma forma, empresas que estão sendo vendidas podem contem alguma "maquiagem" visando corrigir alguma imperfeição que poderia prejudicar a venda da empresa, ou até mesmo provocar perda de valor.
-  Conhecer os planos de negócio, Planejamento Estratégico e dados de mercado e optar por algum cenário aceitável de desenvolvimento dos negócios para os próximos anos.

- Cálculo do valor da empresa ( Evaluation )

Normalmente se calcula com base em alguns critérios, sendo os principais: Fluxo de Caixa Descontado, Valor Patrimonial ou valor do capital líquido e Valor de Mercado.



Due Diligency

É desses termos em inglês que é melhor não traduzir.

O termo retrata a análise profunda e detalhada na documentação e dados tangíveis e intangíveis declarados pela empresa vendedora e que deverá compor a situação patrimonial no momento  do fechamento da operação.

Hoje em dia também é fundamental atentar para contingências ambientais e efetuar uma análise ampla em todos os contratos vigentes, e em alguns casos até não vigentes na empresa.


Sinergias Defensivas e Sinergias Ofensivas

As sinergias ofensivas e defensivas dizem respeito aos  ganhos que serão obtidos ao combinar a empresa compradora com a empresa vendedora. Ou seja, ao combinar as empresas  algumas estruturas estarão duplicadas, e a eliminação dessas estruturas duplicadas propiciarão sinergias defensivas. Boa parte das sinergias defensivas diz respeito à redução de funcionários. Gastos com contratos e outros gastos discricionários também poderão fazer parte das sinergias defensivas.

Ao juntar duas empresas também podem ocorrer outros ganhos em função dos mercados e dos produtos que as empresas possuem, esse tipo de ganho é chamado de sinergia ofensiva Clientes de uma empresa A, poderão passar a comprar produtos da empresa B, por ter esta sido adquirida por A, fazendo agora parte da carteira de venda da empresa. Por outro lado, a diferente atuação em regiões especificas poderão também gerar importantes sinergias ofensivas.


Empresas ao juntarem seus lucros poderão incorrer numa clara situação em que dois mais dois totalizam cinco. Isso é devido às sinergias ofensivas e defensivas que normalmente são alcançados. Sinergias negativas e "one time costs" precisam também ser considerados.

 As grandes corporações que conhecem a mecânica das sinergias ofensivas e defensivas e outros números decorrentes das aquisições e integrações das empresas, estão sempre dispostas a comprar empresas que lhes propiciam condições de continuarem somando dois mais dois e sempre obtendo algo certamente acima de quatro, pelo menos isso seria o esperado.
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